Minha foto
Advogado, Formado em Direito pela Faculdade de Direito São Bernardo do Campo; Especializou-se em Direito Administrativo pela PUC/SP e está concluindo Mestrado em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional.

domingo, 15 de novembro de 2009

Entrevista com Mauricio Soares Jr.

ABCD MAIOR – O sr. acredita ser possível herdar o mesmo eleitorado que o seu pai conquistou ao longo da vida pública?

MAURÍCIO SOARES JR. - Não acho que eu consiga a mesma aceitação e carisma, que não se transfere. Não tenho ilusão de achar que tenho o mesmo potencial eleitoral que meu pai tem. Este patrimônio moral é intransferível, mas tenho muita força para trabalhar.

ABCD MAIOR - Como se deu a decisão de disputar uma vaga na Câmara Federal?

MAURÍCIO SOARES JR. -Começou quando terminaram as eleições do ano passado, que traçaram um novo quadro político na cidade. Perguntei para o meu pai (Mauricio Soares) se ele não gostaria de disputar um cargo no Legislativo pela primeira vez. Eu já sabia que seria uma resposta negativa. Foi quando eu disse que já me sentia preparado, com a expectativa de começar um novo trabalho.

ABCD MAIOR - Com muitos nomes emergindo no cenário da política local que pleiteiam o mesmo posto, o sr. crê em uma disputa muito acirrada em 2010?

MAURÍCIO SOARES JR. – Acho que sim. Vejo esta situação muito clara. Muitos candidatos disputando vagas e dividindo votos na Região. Acho que tem prós e contras. Os benefícios de novas alternativas são evidentes, a população passa a ter alternativas. Agora, com uma quantidade maior de pré-candidatos, as alianças começam a ficar mais complexas, de modo a polarizar uma força contra a outra.

ABCD MAIOR - Essa dificuldade de fazer dobrada e obter apoios importantes é mais notória em São Bernardo ?

MAURÍCIO SOARES JR. - Só em São Bernardo temos cinco pré-candidatos fortes com chances de se elegerem no ano que vem, coisa que nunca aconteceu. Temos o William Dib (PSDB), o Frank Aguiar (PTB), o Edinho Montemor (PSB), o Vicentinho (PT), e a minha pré-candidatura. O ideal seria se os cinco fossem eleitos para a cidade ampliar seu poder político e econômico.

ABCD MAIOR – O sr. prevê maiores dificuldades em relação aos seus adversários em razão de ser sua primeira vez como pré-candidato?

MAURÍCIO SOARES JR. - Temos uma equipe muito qualificada que sabe onde buscar os resultados em uma disputa como esta, muitas vezes brutal. Tem vantagens e desvantagens em ser um candidato novo. Acho que, ao colocarmos na balança, fica equilibrado.

ABCD MAIOR – O sr. pretende reforçar sua campanha em quais segmentos da sociedade

MAURÍCIO SOARES JR. - Uso minha especialidade profissional para ajudar entidades carentes nos bairros. Como estas pessoas se organizam para conseguir algum direito do poder público, eu também faço este trabalho como voluntário. Mas politicamente, este trabalho vai ser explorado. Essas pessoas, que são pobres, vão querer votar em quem elas conhecem.

ABCD MAIOR – O sr. chegou a conversar com o prefeito Luiz Marinho (PT) sobre possível apoio?

MAURÍCIO SOARES JR. - O prefeito foi o segundo a ser consultado sobre o projeto, e desde o começo se comprometeu a ajudar. É claro que ele tem a chapa oficial para ajudar, mas recebemos qualquer apoio de coração.

ABCD MAIOR - Pretende buscar votos em outras regiões do Estado?

MAURÍCIO SOARES JR. - O voto fora da cidade, no Interior e Litoral, é mais difícil. É por isso que sou a favor do voto distrital. Não faz sentindo um eleitor de São Bernardo votar em uma pessoa de outro município. Se os colégios eleitorais forem divididos de modo a ligar os eleitores aos representantes de sua região, a política ficará muito mais fácil.

ABCD MAIOR - A missão do deputado de viabilizar recursos para suas regiões por meio de emendas é uma das principais atividades do parlamentar?

MAURÍCIO SOARES JR. - Eu não acho que o deputado tenha como principal função destinar recursos orçamentários. Temos todos os problemas típicos de uma metrópole. Existem problemas ambientais, concentração em áreas desprovidas de infraestrutura, problemas na saúde, educação e transporte. E tudo isso depende de boas elaborações de políticas públicas com o necessário aporte legislativo.

Por: Rodrigo Bruder (rodrigo@abcdmaior. com.br)

Fonte: Jornal e site ABC Maior, 30 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário