Minha foto
Advogado, Formado em Direito pela Faculdade de Direito São Bernardo do Campo; Especializou-se em Direito Administrativo pela PUC/SP e está concluindo Mestrado em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Daniel C. R. Costa - Juventude

Daniel Cássio Ribeiro da Costa, Coordenador das Ações Para a Juventude do Município de São Bernardo do Campo, Presidente NMJ, Núcleo de Mobilização Juvenil de São Bernardo do Campo e Presidente da Associação dos Grêmios Estudantis do Estado de São Paulo.
  • O que é ser um jovem protagonista? Numa fase de tantas pressões e conflitos, também é possível se importar com a sociedade, embora nem todos os jovem percebam o potêncial que têm em suas mãos. Justamente por estar enfrentando um período díficil, o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e aé sonha com um mundo perfeito. O protagonismo juvenil pode e deve se tornar uma "corrente de energia", porque a tendência é que esse movimento cresça e seja propagado. O jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria idéias para melhorá-lo, seja em sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho, e sua ação pode atingir grandes proporções. Muitas vezes o protagonista é discriminado pela sociedade, enquanto deveria ser incentivado a continuar propagando esse pensamento. O comportamento mais esperado de um adolescente é de uma figura revoltada e incapaz de tomar atitudes coerentes. Então, quando alguém tenta mostrar uma realidade diferente, é separado do grupo, sendo que deveria ser totalmente ao contrário. Cabe a todos valorizar as ações protagonistas, na tentativa de que, com o tempo "não existam mais jovem protagonistas" justamente porque ser participante e solidário tornou-se algo normal. Ou seja, o objetivo do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos os cidadãos atuantes em nossa sociedade. Em São Bernardo, trabalhamos para estimular o protagonismo juvenil, por meio das políticas públicas voltadas ao atendimento do jovem. O Programa Juventude Cidadã da Coordenadoria de Ações para a Juventude da Prefeitura, atende gratuitamente mais de 4 mil jovens ao mês, por meio das oficinas socioculturais, nas quais o jovem trabalha suas habilidades, com música, dança, fotografia, entre outras atividades.
Fonte: Jornal Correio dos Bairros de Novembro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário