Este ano tem eleições; saber escolher é fundamental
- Este ano os brasileiros passarão por mais uma eleição e terão que escolher os “novos” deputados, senadores, governadores e presidente do Brasil. A escolha certa do candidato refletirá no destino do país nos próximos quatros. E que este apelo para o voto certo não seja encarado apenas como uma frase de efeito divulgada em período eleitoral. Temos que ter a consciência, que escolher bem significa avançar no desenvolvimento da Nação.
- A disputa deste pleito traz uma novidade: campanha eleitoral na internet. E com isso vamos assistir uma “invasão” dos políticos na web, blog, orkut, twitter, flickr, you tube. Teoricamente a interação entre o eleitor e candidato será maior, poderemos então avaliar ainda mais os candidatos das eleições 2010 e votar consciente de que estamos escolhendo o melhor.
- E como selecionar o melhor candidato? Primeiramente verifique o histórico do candidato antes de depositar nele o seu voto. Procure saber se o candidato já desenvolveu atividade social, se já desempenhou trabalhos para a comunidade, se já trabalhou desinteressadamente em prol do coletivo, ou seja, se a vida pregressa do candidato já levou em consideração os problemas sociais e não apenas os seus particulares. Além disso, se esteve envolvido em algum crime de corrupção ou outra atitude deplorável dentre muitas que ocuparam as manchetes de jornais nos últimos anos.
- Não se deixe envolver por promessas de favorecimento pessoal, que facilmente serão esquecidas após as eleições. Analise quem são os padrinhos políticos dos candidatos, porque o velho jargão “diz com quem andas e eu direi quem és” cabe muito bem no mundo político. Quem não é adepto às maracutaias e ações escusas não vai querer proximidade com pessoas que vivem dessas práticas. Observe se seus projetos contemplam a população e ajudam no desenvolvimento do país.
- Exija, ao menos, as seguintes qualificações do seu candidato: história de vida e honestidade pessoal; zelo e seriedade pelo bem público; capacidade administrativa; capacidade empreendedora e sinceridade em suas promessas de campanha. Tenha certeza que seu candidato não está em busca de auferir vantagens financeiras e muito menos alcançar uma função pública para alimentar sua vaidade pessoal. Observando esses aspectos terá condições de votar com confiança e assim poder cobrar dele, se preciso for.
- E querendo saber se seu candidato tem “ficha suja” consulte o site www.excelencias.org.br.
- Maurício Soares Jr.
- É Advogado e voluntário em entidades assistenciais
- e-mail: mauriciosoaresjr@uol.com.br